Projeto Jovem de Futuro
Reúne ações, métodos e tecnologias que proporcionam às escolas de Ensino Médio um modelo de gestão abrangente e participativo, focado em resultados.
Sua base é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria comunidade escolar, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é implementado ao longo de três anos com apoio técnico e financeiro do Instituto. Exceto por ações pontuais com finalidades estratégicas específicas, não há programas nem protocolos de ação predeterminados.
Cada escola define sua própria matriz de planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar – como notas médias, perfil dos professores, rotinas administrativas, instalações físicas.
Única em função das prioridades e peculiaridades da instituição, essa matriz fundamenta o planejamento de ações e a definição de metas que constituirão o programa e servirão para alavancar resultados que sustentem o objetivo principal de melhorar o desempenho e reduzir a evasão dos alunos.
Por seu caráter aberto, o Jovem de Futuro pode aglutinar diversos projetos e iniciativas complementares na composição de soluções educacionais individualizadas para escolas da rede pública. Em 2009, o primeiro avanço nessa direção foi consolidado por sua pré-qualificação como tecnologia educacional pelo Ministério da Educação. A mesma classificação foi conferida ao projeto Entre Jovens, também criado pelo Instituto e com o qual o Jovem de Futuro comporta um grande potencial de sinergia.
A EEFM Carmosina Ferreira Gomes aderiu ao Projeto Jovem de Futuro pois acredita que só com uma educação de qualidade é que poderemos mudar o rumo de nosso pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário