“Se pensarmos pequeno... coisas pequenas teremos, mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor... o melhor vai se instalar em nossa vida.”
Carlos Drummond de Andrade
UMA BELA IMAGEM
UM DESEJO
UMA REALIZAÇÃO
A imagem – Poesias ao vento.
Um desejo – Um projeto de leitura.
Uma realização – A adesão de todos ao projeto.
Mas, antes, um pouquinho de conversa.
Quero contar como tudo começou...
projeto Lendo no recreio surgiu a partir de um momento de alegria, vivenciado ao entrar num ônibus.
O que vi? Uma bela imagem! Poesias e mais poesias atadas às alças dos bancos, tremulando ao sabor do vento e nos convidando à leitura e ao encantamento.
O ônibus estava vazio, e eu pude ir de banco em banco “saborear”, como diz Rubem Alves, todas as poesias até o momento da minha descida.
Ao descer, fiquei pensando: por que não levar para a minha escola um pouco dessa idéia? Por que não criarmos lá momentos mais prazerosos de leitura? Por que não deixarmos esses momentos acontecerem de forma livre, mais espontânea? Por que não realizarmos ações que ajudem nossos alunos a se encantarem pela leitura, percebendo sutilezas, fazendo descobertas, ampliando conhecimentos, descobrindo que as palavras têm sonoridade e expressividade?
Foi então que resolvi colocar no papel as etapas desse projeto, estendendo a leitura a todos os gêneros literários e desejando ardentemente que toda a escola se envolva, para criarmos uma atmosfera de prazer e de alegria durante todo o ano letivo.
Na vivência desse projeto, desejo ir mais além, transpor os muros da escola e poder socializá-lo com outras escolas da comunidade. Quero que ele seja contínuo, de ano a ano, sempre com novos adeptos e se tornando, também, mola propulsora para outros trabalhos na área de leitura.
JUSTIFICATIVA
Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos.
Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem.
Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua diversidade.
Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.
Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves.
Considerando a força transformadora que a leitura possui, iniciamos o projeto Lendo no Recreio, envolvendo a comunidade do Escola Carmosina Ferreira Gomes, em todos os seus segmentos, do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, com objetivos e estratégias que envolverão pais, alunos, funcionários e comunidades vizinhas.
OBJETIVOS
a. Geral
Desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura como fonte de prazer e de conhecimento de mundo.
b. Específicos
- Despertar a curiosidade para a leitura de diversos tipos de textos.
- Oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variáveis lingüísticas adequadas a cada tipo de texto.
- Propiciar, através das leituras desses textos, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.
- Estimular o gosto pela leitura, despertando o desejo de consultas à biblioteca e a outras fontes de pesquisa, na construção de novos conhecimentos.
- Favorecer o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, funcionários e outras pessoas de vivência da escola.
- Possibilitar, ao aluno, ser um divulgador de idéias e um criador de situações, que também levem outros alunos ao deleite e encantamento da leitura.
- Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.
- Sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais, de cidadania e de ética, oferecendo-lhes fontes de leitura que abordem essas temáticas.
- Compartilhar o projeto com alunos e professores de uma escola pública local, realizando um intercâmbio cultural e expandindo, cada vez mais, a força transformadora da leitura.
- Conscientizar os alunos de que “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e a sociedade” (Barbara Vasconcelos, in A Literatura Infantil).
DESENVOLVIMENTO
a. Ações
- Pesquisa, seleção e exploração de vários textos:
- Poesias.
- Narrativas (fábulas, contos, crônicas, história, aventuras, lendas, parlendas, cantigas de roda, quadrinhas).
- Textos informativos (notícias, informes científicos).
- Produções escritas dos alunos.
b. Estratégias
Nenhum comentário:
Postar um comentário