sexta-feira, 15 de junho de 2012

Trabalho sobre Patrimônio alunos 3º ano Médio

Relatório de trabalho em Sala sobre Patrimônio No dia 11 de junho de 2012, eu, Professor Jorge Célio, levei uma proposta de trabalho para os alunos do 3º ano do ensino médio turno manhã na EEFM Carmosina Ferreira Gomes , na disciplina de Geografia, sobre Patrimônio. Como proposto por meu Orientador Christian Oliveira levei a sala uma reportagem por ele enviada que trata sobre festividades religiosas e o pau da bandeira como parte desta festividade. Em sala levei a referida notícia xerocada para que primeiro fosse feito uma leitura silenciosa do conteúdo. Após a leitura, problematizei o assunto para que eu pudesse conhecer a que nível de conhecimento eles estavam em relação a patrimônio e também sobre a reportagem. Percebi que o nível é muito baixo e então conversamos sobre o assunto. Foi bastante proveitoso pois consegui despertar a curiosidade e portanto surgiram muitas perguntas e questionamentos. Falando para a sala sobre a questão ambiental envolvida com uma questão de cultura e patrimonial, percebi que os mesmos em maioria estavam preocupados com a FESTA em si, mesmo sem a consciência da importância cultural. A preocupação e a festa em si a “ Farra “ . A questão religiosa foi abordada como muito importante, mas enfatizando eles não abririam mão da festa religiosa. A questão do turismo e sua importância econômica foi também citada mas os alunos em nossa escola ainda estão distantes de um conhecimento mais específico e geral de um acontecimento deste e tudo que está por trás dele. Adorei a oportunidade pois trabalharei mais esta questão em minhas aulas do ensino médio até pela importância que acho na questão do patrimônio em si e que foi percebido por mim que os mesmos não tem conhecimento e consciência da importância disto para a comunidade ou mesmo para humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário